28 de maio de 2025
Campo Grande 12ºC

CÂMARA

'Ar no Busão': Projeto que prevê ar-condicionado nos ônibus da Capital vai à votação

Vereador Landmark Rios é autor de proposta que une esquerda e direita

A Câmara Municipal de Campo Grande vota na próxima 5ª feira (29.maio.25) o Projeto de Lei número 11.636/2025, que prevê a obrigatoriedade de ar-condicionado nos novos ônibus do transporte coletivo urbano da Capital. A proposta é de autoria do vereador Landmark Rios (PT) e será votada em regime de urgência.

Engajado desde o início do mandato nas pautas ligadas ao transporte coletivo, Landmark tem sido um dos principais defensores de melhorias no sistema, tanto dentro da I (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Consórcio Guaicurus quanto nas discussões sobre qualidade, conforto e segurança para a população.

O projeto, que inicialmente gerou polêmica, ganhou apoio de parlamentares de diferentes espectros ideológicos, unindo pela primeira vez de forma explícita vereadores do PT e do PL em torno de uma pauta comum. Assinam como coautores da proposta os vereadores Luiza Ribeiro (PT), Jean Ferreira (PT), André Salineiro (PL), Ana Portela (PL) e Rafael Tavares (PL).

Para Landmark, o apoio das bancadas mostra que o projeto não é de partido, “é do povo”. Em sua fala durante a semana, o vereador convocou a população para acompanhar a votação.

“Essa é uma luta de quem pega terminal lotado todo dia. O calor dentro dos ônibus beira os 40 graus, gente a mal, sofre, paga caro e ainda anda espremido. Nosso projeto é simples: ou os novos ônibus vêm com ar-condicionado, ou não servem. Convido cada morador, cada trabalhadora, cada estudante a acompanhar essa votação e cobrar. Porque transporte digno é um direito nosso!”
 

O projeto estabelece que todos os novos veículos adquiridos ou incorporados ao sistema deverão conter sistema de climatização funcional e eficiente, com fiscalização da prefeitura por meio da Agetran (Agência Municipal de Trânsito) e Agereg ( Agência de Regulação dos Serviços Públicos). Se aprovado, o projeto seguirá para sanção da prefeita Adriane Lopes.