22 de maio de 2025
Campo Grande 26ºC

CAMPO GRANDE (MS)

MPMS fiscaliza prefeitura para garantir reforma de escola rural histórica

Unidade tombada no distrito de Anhanduí deve ser restaurada por ordem judicial

O Ministério Público Estadual instaurou um procedimento istrativo para fiscalizar as obras de restauração da Escola Izauro Bento Nogueira, no distrito de Anhanduí, em Campo Grande.

A medida, publicada no Diário Oficial do MPMS nesta 4ª feira (21.maio.25), visa assegurar o cumprimento da sentença judicial que obriga o Município a restaurar e conservar integralmente o imóvel, sob pena de multa diária de R$ 10 mil, limitada a R$ 500 mil.

A escola, construída em 1955, foi a primeira unidade rural da rede pública de ensino da capital e é tombada como patrimônio cultural desde 2003. Em decisão proferida em março de 2022, a Justiça destacou que "as medidas tomadas pelo Município foram paliativas" e não houve comprovação de ações concretas para preservar o bem.

Com base nisso, o MPMS atuará na fiscalização do cumprimento da sentença, que determina a realização das obras dentro de 360 dias. A Promotora de Justiça Luz Marina Borges Maciel Pinheiro, da 26ª Promotoria do Meio Ambiente, é a responsável pelo procedimento.