O Tribunal de Justiça do Paraná determinou a realização do leilão da processadora de soja Imcopa, sediada em Araucária (PR), para o próximo dia 3 de julho de 2025. A decisão foi proferida na 2ª feira (19.mai.25) pela juíza Mariana Gluszcynski Fowler Gusso e encerra uma longa disputa judicial envolvendo a empresa e seus ativos.
Fundada há mais de cinco décadas, a Imcopa é uma das principais indústrias do setor de processamento de soja transgênica no Brasil. A companhia possui duas plantas industriais e capacidade de esmagamento de até 1,5 milhão de toneladas de soja por ano, além de produção anual de 240 mil toneladas de proteína concentrada de soja. A estrutura industrial também permite o envase de até 80 mil garrafas por hora de óleo de soja refinado.
Nos últimos anos, a Imcopa ou por diversas mudanças de controle e enfrentou disputas envolvendo credores e investidores. Em meio ao processo de recuperação judicial, a empresa chegou a ser operada por diferentes grupos, mas voltou ao controle do Grupo Petrópolis, antes da decisão final pelo leilão.
Com o leilão marcado, o Judiciário busca dar um novo rumo aos ativos da empresa, atraindo investidores interessados em um setor estratégico da agroindústria nacional. Os detalhes sobre o modelo do leilão, valores iniciais de lance e condições de participação deverão ser divulgados nas próximas semanas.
A realização do leilão é vista como um o relevante para a resolução definitiva do ime jurídico e financeiro envolvendo a companhia, que segue operando normalmente enquanto o processo de venda é concluído.